top of page

Pré viagem

Muita coisa quando se fala de viagem parece óbvio, e é aquele papo, que da preguiça de ler, preguiça de saber. Toda burocracia é assim. Mas é necessário. Se eu descobrir uma forma divertida de fazer isso eu prometo que conto. 

Da minha experiência e a de alguns amigos que conheci fora do país, já aviso, não estou fazendo propaganda de ninguém, empresas citadas é experiência pessoal e de amigos próximos.

1- Passaporte 

Óbvio né? Claro que você pode procurar a cidade que quer primeiro, a empresa primeiro, mas eu acho melhor que tire primeiro. Se você  vai mesmo viajar, se já o tiver e acontecer uma grande promoção em alguma operadora de viagens você já estará com tudo necessário para comprar o pacote, obter passagem, etc. Então eu acho que antes de tudo, tira o passaporte. Claro, se seu prazo de viagem for dentro de um ano, se está só pensando em uma viagem para daqui a dois anos, ou mais, não é útil em nada.

2-Escolher a sua cidade. 

Assim que comecei a querer viajar já comecei procurar preço, o que me facilitaria, o que iria dificultar minha estadia no local, que cidades iriam trazer uma experiência que eu gostasse, etc. (Isso quase um ano antes). Achar a cidade pra ir acho que é a parte mais difícil, ainda mais que a cada dia as opções de cidades pelo mundo aumentam, os vistos estão mais fáceis... Mas acho que tem que ser a primeira coisa a definir. Eu comparando preço vi que muitos, mais muuuuuuuuuitos sites tem preço bem diferentes para mesma cidade. E tem lugares como Londres que tem empresas específicas pra cidade, o que torna tudo normalmente mais barato. 

Use os sites das operadoras pra obter informação, mas não aconselho a escolher a cidade depois de escolher a operadora de intercâmbio. .Eu escolhi Londres pela facilidade de não ter visto e ser fácil de viajar para outros lugares. Ai vai da opção do que você quer. Pegue um caderno e anote o que tem de prós e contras em cada lugar de preferência. Use facebook, blogs, vlogs de quem foi, de quem está lá, revistas de viagem, etc. Aqui no site mesmo terá muita informação dessas páginas que nos ajudam a viajar. ï»¿

 
3- Escolher a empresa que te faça sentir acolhido. 

Eu fui pela Oi Londres, e até hoje me sinto amiga da minha atendente. Fiz questão de mandar meu depoimento, etc. Fiz tudo pela internet, telefone, skype e correio, e mesmo em Londres eles me deram uma atenção pra cada dúvida que eu tinha, tudo mesmo. E o preço foi menos do que nas empresas grandes cobram só pelo curso, casa e seguro. Na Oi Londres eu comprei o pacote com tudo, passagem, transfer, casa em ótima localidade e estrutura,curso e etc. Na época falei que esperaria eles virarem Oi Mundo para viajar de novo com eles, e agora realmente eles abrangem outros países.

Outra empresa que conheci por meio de uma amiga já em Londres foi a Londonconnexion. Essa amiga foi para ficar 11 meses e adorou a empresa e toda atenção que ela deu. Eu dei uma olhada nos preços também e é bem mais em conta que as grandes empresas. A Londonconnexion faz intercâmbio para Irlanda também.

Outras empresas eu fui pessoalmente na loja para conhecer e por ordem de preferência pelo atendimento e atenção com suas necessidades estão a STB, Worldstudy e a IE intercâmbio. Eu fui em outras bem grandes que não vou mencionar aqui, e odiei. Se mostraram super atenciosos e preocupados com meu dinheiro e só. Infelizmente!

Acho que é importante você se sentir acolhido pela empresa, porque se isso não acontecer enquanto tiver aqui, não será fora do país que elas vão te tratar com toda atenção e carinho que você irá precisar. Eu pensei muito antes de colocar o nome delas aqui, então para não denegrir a imagem de nenhuma eu mencionei as que eu gostei. Quem quiser saber as que não são nada do que falam, entra em contato que batemos um papo.

 

ATENÇÃO: Intercâmbio não se faz do dia pra noite, cuidado com empresas que te dão atenção no começo e depois se mostram preocupadas só pela data que você pagará. Eu precisei de tempo para conversar com meu pai, por mais que não dependa dele, se algo acontecesse lá fora eu precisava de alguém aqui para ajudar, e queria que ele tivesse a par de tudo. Mas só o encontrava aos fim de semana e muitas se quer entendiam isso e ficavam pressionando o pagamento, perguntando se eu não poderia só ligar para ele e etc. Tenha calma, vá no seu tempo, a empresa que quer seu bem lá fora terá paciência e irá te ajudar em todo caso.

3.1- E o que vai gastar lá? 

No meu caso a Oi Londres já me mandou um cartão pré-pago de debito que eu tive só que ativar e colocar o dinheiro dentro. Eles me deram uma média de gasto na cidade por semana. O que ajudou muito. Eu usei um cartão da cachpassaport, indico que peguem o cartão da Mastercard. Tive amigos com cartão da Visa que tiveram dificuldades em certos lugares, enquanto eu comprava até bala com meu cartão. Troque um pouco de dinheiro aqui no Brasil. Eu troquei libras, e euros pois ia viajar depois então preferi trocar um pouco de cada. Mas o cartão você coloca convertido em libra mas ele converte automaticamente para euro quando estiver em algum país de euro. 

Obs: Eu fui desavisada de uma coisa boba, e la fiquei com cara de "Ahmm?". Lá não é libras que a galera chama o dinheiro, é pounds. Exemplo aqui: Essa caneta foi 2 reais. (Nome da moeda real, usa-se real para falar o preço).
Exemplo lá: Essa caneta foi 2 pounds. (Nome da moeda libra, usa-se pounds para falar o preço). Bobo mas vale comunicar.

 



4- Compre uma pasta ou um envelope grande.

Não deixe em qualquer lugar seus documento. Pode parecer bobo, até você ter que tirar xerox de alguma coisa, colocar na mochila e faltando uma semana, ver que esqueceu o documento original na loja da xerox. Eh! Acontece. A ansiedade atrapalha, então deixe tudo sempre em uma pasta separada.



5-Check in em casa

Faltando 2 dias pra sua viagem, dependendo da empresa, pode se fazer o check in on line. Muito bom. Chegue no local de embarque pelo menos 1:30h antes se fizer o check in on line. E mais de duas se não der pra fazer o check in pela internet.

Bom gente não sou nenhuma especialista, mas espero ajudar tirando as dúvidas que eu tinha e ninguém falava.

De uma olhada na página falando das malas. Bobeira??? Espere e veras as coisas que você nem imagina e sente falta só quando chega.
Qualquer dúvida entre em contato!



Boa Vigem Mulher!









 

bottom of page